Biossegurança e Curiosidades

 
 
 
 

Biossegurança, Certificação E Qualidade

 
 
Na Klinica Perio Implantológica Rainha D. Leonor, a higiene e esterilização são extremamente exigentes, estando de acordo com as mais recentes normas europeias por forma a salvaguardar os nossos pacientes.

A sua segurança esta assegurada pelos seguintes pontos:

A Klinica implementou um Plano de Higiene rigoroso, com Fichas de Controlo e Verificação diárias.

Todos os produtos de limpeza e desinfecção utilizados são regularmente sujeitos aos mais exigentes testes de controlo de qualidade e eficácia.

 
 
 
A higiene e esterilização da Klinica é garantida pela aplicação de desinfectantes testados segundo as Normas Europeias de Desinfecção (AFNOR NF EN1276, AFNOR NF EN1040 e AFNOR NF EN 1275).

A biodegradabilidade dos produtos utilizados está assegurada, contribuindo assim, para uma contínua Preservação Ambiental.
 

 
 

Saiba Mais

 
 
Entrevista Dra. Susana Perdigoto sobre Implantologia
Crónica DMT a Doença da Modernidade
Artigo Saúde Oral na Criança
 
 
 
 
 
 
 
 

Entrevista Dra. Susana Perdigoto - Implantologia

 
 
Quais considera terem sido as principais inovações na área da Implantologia nos últimos anos?

Têm havido muitas inovações na área da implantologia. Na minha opinião, as principais são as novas superfícies dos implantes que levam a uma mais rápida osteointegração, os novos designs dos implantes com sulcos anti-rotacionais e micro-espiras na zona cervical do implante e o cone morse.

Uma área que tem sofrido uma grande inovação tem sido a dos biomateriais, que facilitam imenso as cirurgias de colocação de implantes. Neste momento, muitos dos casos que obrigavam a uma cirurgia para recolha de osso para enxerto, podem ser realizados sem a morbilidade de uma cirurgia secundária.

Qual seria, em seu entender, o que distingue um bom implante de um mau implante? Como seria o implante ideal?
 
 
 
O que distingue, na minha opinião, um bom implante de um mau implante é o tipo de de titânico com que é fabricado, o tratamento de superfície, bem como a qualidade dos componentes proteticos.

Para mim, o implante ideal teria um ligeiro colo que fosse antibacteriano para não haver agregação bacteriana, micro-espiras nos primeiros 2 mm e as restantes espiras seriam auto-roscantes.

O implante seria praticamente cilíndrico, com sulcos anti-rotacionais, apex arredondado e cone morse. O tratamento de superfície deveria tornar o implante osteo-indutor. O implante ideal deveria ter ainda inúmeras soluções protéticas, de forma a conseguir reabilitações similares ao dente natural.
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Saúde Oral Na Criança

 
Tema: Odontopediatria
Autor: Dra. Joana Carmo (Médica Dentista Na Klinica Perioimplantológica
Rainha D. Leonor: Caldas Da Rainha/ Turquel) Com Colaboração Da Dra. Susana Perdigoto
Diretor Clínico: Dra. Susana Perdigoto
 
 
 
 
 
Quando se devem iniciar os cuidados de saúde oral infantil e com que regularidade?
 
Qual a importância da dentição de leite/temporária?
 
O que fazer quando os dentes de leite começam a erupcionar?
 
O que são as cáries de biberão e como evitá-las?
 
Devem tratar-se os dentes de leite?
 
Qual a importância da alimentação na saúde oral das crianças?
 
Chuchar no dedo/chupeta é um problema?
 
Qual a melhor forma de cuidar da saúde oral da criança?
 
 
 
 
 

Crónica Dmt A Doença Da Modernidade

 
Sabia que as suas dores de cabeça, na face, no pescoço, nos ouvidos podem ser sintomas, entre outros, de um problema de saúde?
 
 

DTM a doença da modernidade O que é a DTM (disfunção temporomandibular)?

 
A DTM é conjunto de alterações associadas à articulação que permite abrir e fechar a boca e todas as estruturas e funções que influenciam esse movimento. O que posso sentir se sofrer desta condição?

Se tiver esta condição pode sentir dor na face e boca, dor de cabeça, dor na coluna cervical, dor e ruídos nos ouvidos e dificuldade em abrir e fechar a boca com ou sem estalidos. Pode também estar associado ao ranger dos dentes e apertar dos dentes (Bruxismo) bem como a stress e depressão.
 
 
 

A quem me devo dirigir quando tenho estas dores?

 
O tratamento para esta condição multifatorial passa pela intervenção de vários profissionais de saúde, preferencialmente trabalhando em equipa multidisciplinar. O Médico Dentista com formação em disfunção temporomandibular, fisioterapeuta com formação e experiência na área, psicólogo e em caso de necessidade a intervenção do cirurgião maxilo-facial são os profissionais de referência. Na zona oeste encontra o tratamento especializado desta condição nas klinicas Périoimplantológicas Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha e Turquel (Alcobaça). Saiba que 70 a 80% de doentes com DTM sofrem de dores de cabeça (cefaleias) Vs 20% da população sem DTM.
 

 
Tema: Disfunção Temporomandibular
Autor: Dr. João Adriano Com Colaboração Da Dra. Susana Perdigoto